12 de jan de 2012

Os 5 Princípios do Reiki "Gokai"



Mikao Usui selecionou cinco frases de algumas linhas de ensinamentos e  as colocou na prática do Reiki.

A razão disto é que Usui sensei observou que algumas pessoas após sanarem suas doenças fisicas com tratamentos de Reiki, retornavam com outros problemas de saúde. Desta forma, percebeu que para que a cura física seja efetiva, a cura mental se faz necessária.
Os antigos praticantes de Reiki recitavam o Gokai pela manhã e à noite juntamente com os poemas do Imperador Meiji, prática esta que diferenciava os "reikianos" de praticantes  de outras modalidades de cura.
O Gokai recitado em japonês é extremamente importante na prática diária do Reiki, pois é um kotodama (Koto: palavra e Dama: Espirito) que promovem a saúde mental e em consequência, a saúde fisica.

Os cinco princípios do Sistema Usui de Reiki (Usui Reiki Ryoho), não devem ser entendidos como um rígido mecanismo de regras.
São um chamado a questionar de maneira profunda, nossa própria conduta e a abandonar nossos costumes antigos e carentes de sentido.

Os cinco princípios provocam e deste modo estimulam a uma maior reflexão.
São como enigmas espirituais que desde séculos são utilizados por Mestres Zen para ajudar seus alunos a demarcar os limites da razão que sempre quer regular tudo com exatidão e que na realidade tem muito pouca idéia sobre a vida.

Kyo Dake Wa, Ikaru Na (Só por hoje, não sinta raiva)
Kyo Dake Wa, Shinpai Suna (Só por hoje, não se preocupe)
Kyo Dake Wa, Kansha Shite (Só por hoje seja grato)
Kyo Dake Wa, Gyo-o Hage Me (Só por hoje, faça suas obrigações)
Kyo Dake Wa, Hito Ni Shinsetsu Ni (Seja gentil com todos)

Texto Retirado do Site: Casa da Energia